Cardápio Delivery Dicas Gastronomia

Série: Cardápio Campeão. Você tem?

Em abril, fizemos uma série de posts com dicas de como montar um cardápio campeão, quais são os passos que não devemos esquecer ao elaborar nosso cardápio digital e como explorar as opções que temos disponíveis para chamar mais a atenção do nosso consumidor.

Vamos pensar como cliente: ao acessar um cardápio ou você já está decidido sobre o que vai comprar ou você vai decidir ali na hora. Na primeira opção, a abordagem do restaurante não é levada em consideração, mas na segunda sim. Na segunda, você vai gostar de ver fotos atraentes dos pratos, vai querer saber o que vem naquela comida ou até vai buscar pela parte das promoções, afinal, você está em busca de novas opções.

Por isso, reunimos as melhores práticas para o seu restaurante arrasar na montagem do cardápio virtual.

Fotos: a peça chave do seu cardápio

Investir em fotos de qualidade nem sempre é possível, seja pelo investimento em um profissional ou porque muitas vezes você costuma incrementar seu produto com certa frequência e aí aquela foto torna-se antiga muito rapidamente. Sendo assim, muitos restaurantes ficam com essa ação totalmente dependente deles. O melhor aprendizado que podemos repassar sobre fotos é: não desista no início, pode parecer difícil, mas depois você pega o jeito rapidinho.

Veja a seguir três dicas para tirar boas fotos:

1. Monte seu melhor prato

Tire o máximo que o seu prato pode oferecer, cuide os detalhes da sua montagem. Pense que muitas pessoas são fisgadas pela aparência do seu prato, então capriche na sua preparação. Se puder optar por louças brancas ou lisas, melhor ainda, pois assim o seu prato será o protagonista da foto.

2. Crie um cenário

Escolha um fundo que não tire atenção do seu prato, opte por fundos com luzes ou objetos desfocados. Mas, também não esqueça do contraste que deverá existir entre o fundo e o seu prato, aqui o ideal é você preparar um ambiente com bastante iluminação e que tenha uma luz direcionada para o prato.

3. Centralize o produto

O ângulo da sua foto vai depender de qual produto estamos trabalhando, o ideal é a centralização do produto para que ele seja o destaque. Faça testes com fotos em diagonal, vista de cima, com a mesma altura do produto e descubra o ângulo para cada produto do seu cardápio.

Organização do cardápio

Organize suas categorias como uma escolha de um prato: Entradas, prato principal, sobremesa e bebida. Nesse item, é super importante pensarmos como a lógica dos nossos pratos podem influenciar na compra do cliente, se você oferece uma entrada com opções atraentes, dificilmente essa categoria passará despercebida e se você oferta sobremesas que combinam com o prato principal, elas podem se tornar boas escolhas de combinações perfeitas do seu cardápio. Caso você tenha categoria de Promoção ou algum Prato sazonal que queira destacar dos outros, comece por essas preferências já que a primeira categoria será a que o seu cliente vai bater o olho logo de cara.

Outra dica bem importante sobre a organização é a descrição de cada prato, não esqueça de adicionar em cada produto quais são os ingredientes que compõem aquele prato, qual é a sua quantidade (g ou ml) e o seu tamanho, se for o caso de algum prato seu servir mais de uma pessoa.

Adicionais e Combos

Duas possibilidades pouco lembradas nos cardápios virtuais são os Adicionais e os Combos. Alguns esquecem que são alternativas para aumentar o ticket médio ou para promover novos ou outros produtos. Trabalhar com esses dois caminhos podem sugerir ao cliente novas sugestões de pratos que sozinho ele poderia não se dar conta dessa combinação perfeita.

Montar um cardápio campeão pode ser tão trabalhoso quanto manter, mas depois que você faz, percebe os resultados positivos de ter um cardápio completo que responda a todas as perguntas que possam surgir na hora da decisão do seu cliente. É tempo de atendimento ganho e credibilidade pela transparência no que você está ofertando.

Queremos saber quais são as suas dicas na hora de montar o cardápio, compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *