Crescimento Delivery Dicas

Datas Comemorativas: dicas para o seu delivery

O comércio sempre espera pelas datas comemorativas para dar aquele fôlego nas vendas, aumentar o engajamento da marca com seu público e conquistar novos clientes.

As mais conhecidas e que mais geram resultados são Dia das mães, Dia dos namorados, Dia dos pais, Black Friday e Natal que movimentam cerca de 30% a 60% a mais nas vendas comparado aos outros meses do ano, segundo pesquisa da Nielsen em 2019.

Com as alterações de consumo e hábitos desde 2020, o delivery surgiu como alternativa para presentear e se fazer presente nas datas de quem amamos. Por isso, nos próximos dias as postagens aqui do blog e das nossas redes sociais terão como tema central “Datas comemorativas”. A ideia é compartilharmos experiências e informações que vão auxiliar você e seu negócio a ter efetividade nas datas culturais.

Hoje trouxemos dicas gerais e de preparação para as datas, confira.

Direcione o marketing da sua marca para as datas especiais

Avalie as datas que façam sentido para o seu negócio e que correspondam ao mercado do seu produto. A partir desse levantamento, reserve tempo e estude os conteúdos que possam gerar divulgação dos seus produtos.

Sugerimos que a estratégia esteja alinhada com suas redes e canais de comunicação. Cada divulgação terá uma voz de público e um posicionamento de linguagem, estude a melhor forma de entregar a mensagem para que tenha sucesso no direcionamento e formato abordado.

Quando falamos que viemos para facilitar sua vida, não estamos brincando. Por isso, aqui vai um exercício prático que indicamos no material de marketing que nossos clientes recebem:

  • Atividade 01

Descreva seu negócio com o máximo de detalhes que puder. Por exemplo: tenho um restaurante de massas com funcionamento no horário de almoço e à noite. Possuo 39 receitas, sendo três inéditas. Minha rede tem 21 lojas e está presente em 6 estados do Brasil.

  • Atividade 02

Fale mais sobre seus produtos. Por exemplo: as receitas inéditas são do chef que fundou a marca no ano de 1998. Nossos produtos mais vendidos são a massa carbonara, massa aos quatro queijos e massa ao molho de nata. No horário de almoço, costumam sair mais pratos individuais e no horário da janta, mais pratos para compartilhar.

  • Atividade 03

Como é a rotina da sua loja? O que pode ser compartilhado. Exemplo: preparação dos pedidos, montagem dos pratos, delivery indo até o cliente, pedidos sendo retirados na loja, dicas de apreciação da massa em casa, receitas de massa e molhos para fazer em casa, etc.

A partir das descrições desses pontos, você terá uma ampla visão dos conteúdos que poderão ser elaborados a partir dos detalhes escritos. Com os exemplos que citamos aqui, você pode realizar posts sobre os produtos mais vendidos, oferecer no dia dos namorados/mãe/pais uma promoção nos produtos que são para compartilhar, engajar seu público com a história da sua marca e oferecer combos para conhecer seus produtos no dia do consumidor e por aí vai.

Agora é mãos à obra, faça esse exercício por aí e nos conte depois como foi.

Redes sociais

Os grandes termômetros de marca nos últimos tempos geram um impulso para a divulgação das ações e se tornam um canal de relacionamento ativo e instantâneo com o público.

A partir das mídias é possível gerar campanhas gratuitas e pagas, engajar com a audiência já conhecida e também iniciar uma conversa com quem está chegando agora. Aproveite as datas para se conectar com seu público, conhecer suas expectativas e ideias e alinhar seu planejamento ao que pode ser idealizado pela marca e esperado pelos consumidores.

Comece a divulgação com um período ideal para que você esteja preparado para receber encomendas (se for o caso do seu produto), ir atrás de insumos que possam gerar alta demanda de compra por parte dos restaurantes (caixas de papelão, fitas, etc.) e se organizar para entregar fielmente o que você tem divulgado nas fotos e no seu cardápio.

As redes sociais atualmente são a sua maior vitrine, o que é positivo, porém a marca também está exposta a receber todo e qualquer tipo de avaliação, por isso, combine sua comunicação com o seu operacional e ofereça a melhor experiência digital que o seu cliente possa ter.

Seja e ofereça o diferencial que o cliente espera.

Promoções ou descontos sempre são boas táticas de vendas

Todos nós lembramos daquela promoção ou desconto que recebemos e por muitas vezes voltamos buscando aquela experiência positiva. Avalie a oportunidade de data e disponibilize a melhor estratégia de oferta.

Duas opções de cupons para você trabalhar em todas as datas: 

  1. Cupons de desconto de recompras: ofereça aquele desconto para seus clientes assíduos, aproveite para divulgar exclusivamente seus produtos comemorativos. Não esqueça da importância da fidelização e fortalecimento de marca com quem está ao seu lado o ano inteiro. 
  2. Cupons de primeiras compras: são técnicas para atrair e dar visibilidade à marca. Entregue valor não só no produto, mas em todo processo de compra, mostre a importância que aquele cliente tem para você e seja grato por ele estar escolhendo seus produtos para participar de datas importantes para ele.

Não esqueça das temáticas

Aposte nas decorações no seu ambiente físico, o serviço de Retirada em loja também merece atenção pois é uma parceria para as vendas do seu delivery. Também não esqueça dos cenários para as fotos, ajuste o fundo e o foco para cores e objetos com afinidades às datas. 

 

Com todas essas dicas e as que ainda estão por vir, deu para perceber que comemorar e participar das datas é uma ótima maneira de promover o seu restaurante. Seja de forma restritiva ou por delivery, o mercado de food service deve oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

Por isso, fique ligado aqui e nas nossas redes sociais que vamos trazer mais dicas para se preparar para os eventos. Compartilhe conosco seus relatos e experiências, vamos trocar ideias e inspirar mais pessoas.

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