Crescimento Data Delivery Mercado

Dados sobre comportamento de consumo na pandemia

Com o isolamento social, nossas vidas tiveram muitas mudanças, entre as tantas que tivemos que nos adaptar, fomos forçados a comprar de forma digital quase que 100%. Nem todos já tínhamos esse hábito, mas tivemos que aprender e a conhecer melhor como funciona o e-commerce, marketplaces e outras plataformas digitais para não pararmos no tempo.

Mas, se podemos dizer que houve um comportamento que não mudou foi: o brasileiro segue indo às compras nas datas comemorativas. De certa forma, as compras online se tornaram a maneira de enviar presentes por delivery e ser uma lembrança e gesto carinhoso com as pessoas que estamos longe.

Trouxemos alguns dados que mostram como você ainda deve olhar cuidadosamente para sua estratégia e posicionamento online em datas como Dia das Mães, que movimentam cada vez mais as compras de forma digital.

Como era o cenário e os dados do consumo em 2020

As compras no e-commerce deram um salto de 117% em relação a 2019 e apesar desse aumento, ainda estávamos nos adaptando às mudanças desconhecidas no ano, sejam econômicas ou comportamentais, o que ocasionou uma queda de 2,9% no ticket médio.

Mesmo com as inseguranças e incertezas que passamos no ano passado, o e-commerce foi o grande responsável pela continuidade das vendas e ainda se houver mudanças, os dados abaixo mostram que as compras online seguirão firmes nas escolhas dos consumidores. Dá uma olhada nessa pesquisa:

  1. No futuro, o consumidor pretende continuar comprando online?*
    22,8% responderam que sim, com mais frequência que hoje
    62,6% responderam que sim, com a mesma frequência que hoje
    13,5% responderam que sim, com menos frequência que hoje

Pelo menos 85% dos entrevistados pretendem aumentar ou manter a frequência de consumo online.

*Fonte: Opinion Box – Opinião do Consumidor (Jan/21) Inteligência de Mercado Globo

O que esperar em 2021?

O cenário é ainda mais positivo, apesar de seguirmos com restrições, o aprendizado de 2020 trouxe índices de crescimento em favor das compras online. Trouxemos alguns dados de pesquisas que foram realizadas este ano e que contemplam os estudos do comportamento de compra do consumidor.

Dados do consumo na pandemia
Dados do consumo na pandemia

O maior aumento de consumo, equivalente a 34%, é a faixa de alimentos e bebidas. Ainda sobre essa pesquisa, ao questionar sobre o mercado de delivery, 37% da amostra respondeu que aumentou o consumo por tele entrega e que em 2021, 24% quer aumentar ainda mais esse hábito.

Existem muitos questionamentos sobre a situação do delivery e um deles é se seguirá tão popular pós-pandemia, mas o que podemos ter certeza é que esse mercado vem trazendo muitas atualizações nas formas de comprar online. Com aplicativos, marketplaces e canais próprios, o delivery se fortaleceu na realidade apresentada, por isso seus índices seguem firmes nos topos de consumo para esse ano, como vemos no gráfico abaixo.

Dados do consumo de delivery na pandemia
Dados do consumo de delivery na pandemia

O hábito de comprar comida começou ou aumentou de frequência durante a pandemia na vida de 27% das pessoas da pesquisa e 18% delas afirmam que querem continuar tendo esse hábito pós-pandemia.

Então, no que apostar para o seu delivery?

Você já leu o post anterior sobre as dicas gerais para o seu restaurante arrasar nas datas comemorativas? Caso negativo, sugerimos que leia as dicas rapidinho antes de ler esse tópico. E por quê? Porque aqui vamos focar em dados para embasar ainda mais a sua estratégia, por isso diversas ideias poderão surgir e se complementar com as já sugeridas aqui pela gente.

Quando você investe em marketing de conteúdo, seja próprio ou com parceiros, é fato que com o tempo a sua marca passará a ter relevância e um maior alcance de divulgação e conhecimento pelo público. Dentro do que sugerimos para você, focar em marketing para as datas é uma das grandes chaves para o sucesso das suas vendas. Do ano passado para cá, você já deve ter visto uma live commerce, que nada mais é do que uma transmissão ao vivo de uma marca divulgando e promovendo produtos. O mais interessante dessas lives é que 52% dos respondentes da pesquisa “Behup – Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo” afirmou que Restaurantes/serviços de delivery de refeição está entre as categorias mais desejadas durante a transmissão. Ou seja, caso haja oportunidade de divulgar seu canal e sua marca em alguma live parceira e que tenha os mesmo princípios que a sua marca, invista nessa divulgação e marque pontos com quem está assistindo. O ideal é poder ofertar promoções relâmpagos para que desperte gatilhos de compra imediata para quem está assistindo.

Outra ação que você pode apostar nas datas é a oferta de experiências prolongadas no delivery. Uma pesquisa da Ticket revelou que os pratos à la carte são os preferidos dos consumidores em ocasiões especiais. E o motivo disso é que esse tipo de serviço, quando realizado de forma presencial, possibilita um maior tempo de permanência no restaurante. Então, a dica que fica aqui é: venda produtos no delivery aliados a uma experiência dentro de casa. Monte cestas e combos de refeições completas, com entrada prato principal e sobremesa, avalie como era o seu serviço presencialmente e o que mais funcionava e tente transmitir para a casa do seu cliente.

O que fica de todos esses dados é que o delivery e as compras online seguem com força total e firmam seu espaço cada vez mais no digital. O importante é nos adaptarmos e nos conectarmos com a realidade que apresentamos, pois acima de tudo ainda ficaremos mais um tempo assim.

Se quiser ver as pesquisas que citamos aqui, acesse:
Pesquisa Ticket: https://www.ticket.com.br/sala-de-imprensa/60-dos-trabalhadores-preferem-almocar-em-restaurantes-comerciais-e-self-services-aponta-pesquisa-apoiada-pela-ticket/
Pesquisa Globo: https://gente.globo.com/a-expectativa-para-a-black-friday-2021/ e https://gente.globo.com/o-brasileiro-vai-as-compras-na-pandemia/

E você? O que achou da apresentação desses dados? Comenta se quer compartilhar algo e compartilha para aquele seu amigo que precisa de umas ideias. Se quiser ver outras matérias, acesse o nosso Blog.

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