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Como está a experiência delivery do seu consumidor?

A experiência do consumidor está em alta faz algum tempo, quem tem restaurante sabe da importância de cuidar e pensar em todos os detalhes: horários de funcionamento, disposição das mesas, atendimento, ambiente e cardápio. Com a transformação digital em crescimento, a experiência online do consumidor ganhou espaço para desenvolver aplicativos e outros meios que facilitam a navegabilidade e usabilidade para os usuários.

Nos sistemas de delivery, o objetivo dos canais é proporcionar uma experiência totalmente voltada para a jornada do consumidor, alinhando seus desejos e necessidades em telas e ações preditivas, buscando gerar experiências particulares e assertivas no processo de compra.

No post de hoje, queremos debater com você como podemos melhorar a experiência do consumidor no serviço de delivery e como certas ações podem impactar positivamente essa experiência.

Como impactar a experiência do consumidor no delivery

Tudo começa com uma boa plataforma de venda online. Escolher a plataforma certa é fundamental para levar a experiência física do seu restaurante para dentro da casa do cliente.

Para se destacar, não adianta só oferecer um serviço com a qualidade de uma entrega rápida e frete grátis por exemplo, pois isso é o que normalmente as pessoas já esperam de um restaurante. Ter outras estratégias e buscar diferenciação por outros meios é peça chave para dar visibilidade ao seu serviço.

Uma das formas de diferenciar o seu produto é revendo seu planejamento para identificar oportunidades de melhoria, como ter embalagens personalizadas, estudar novas disposições dos produtos e até envio de mimos para complementar a experiência gastronômica.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada uma das formas.

As embalagens personalizadas

Antes de começar a produzir as embalagens, vamos dar um passo para trás e ver como podemos escolher as melhores opções para a marca. 

Vamos pensar: a embalagem que estou utilizando hoje conversa com a personalidade do meu restaurante? Antes de mais nada, pense na mensagem que o seu restaurante quer passar e analise se suas embalagens combinam com a sua visão.

Você pode dizer que o seu restaurante é jovem, se preocupa com o meio ambiente, quer evitar o desperdício e quer facilitar a refeição em casa, mas sua embalagem é grande demais para o prato e quando chega na casa do cliente, a temperatura já não é mais a ideal; ou que a embalagem não é reciclável; ou ainda, é uma embalagem que não vai no micro-ondas.

Enfim, existem diversos motivos que devemos nos questionar para chegar na embalagem perfeita, acima de tudo, forneça uma embalagem personalizada com as cores e logo da sua marca, escolha o tamanho do pacote de acordo com o prato, alie valores do seu restaurante com a entrega, escreva uma mensagem de agradecimento e crie um laço afetivo com seu cliente.

São pequenos gestos, mas que fazem a diferença e fortalecem o relacionamento do restaurante com o público.

E a disposição dos alimentos, aumentam ou tiram o apetite na hora de comer?

Uma comida bonita e bem apresentada faz total diferença na escolha final. Se existe a prática da montagem do prato no restaurante físico e todos aqueles cuidados na hora de servir, por que não levarmos esse hábito para o delivery também?

Por isso, a expressão “food experience” se tornou tão popular. Esse termo nada mais é do que uma combinação das palavras “refeição” + “experiência” e trata a arte de “comer fora” para uma oportunidade de levar essa ação para dentro de casa.

Essa experiência busca aproximar ao máximo a qualidade e a estética do prato para o serviço de delivery, de forma humanizada e diferenciada, sempre combinando conforto e praticidade ao serviço. Em função disso, a disposição dos pratos nas embalagens tornou-se estratégia de fidelização e aproximação de clientes e restaurantes, afinal, um prato bonito provavelmente irá para as redes sociais dos clientes, gerando divulgações gratuitas da marca.

Então não esqueça, a apresentação da refeição é um fator importante para acolher o cliente mesmo à distância, além de garantir satisfação, retorno, fidelização e divulgação.

Mimos nunca são demais.

Quem não gosta de receber um presente, brinde ou alguma lembrança? Pois saiba que mesmo online, o cliente também adora ser surpreendido. Cada vez mais estamos vendo marcas enviarem algo mais no pedido, seja algo para complementar o sabor do prato, seja um carinho em outra forma.

Lembra daquele cafezinho pós refeição no restaurante? Pense em algo que substitua esse momento. Pode ser um doce, uma amostra grátis de um novo prato, um saquinho do pó do seu café ou aquele pãozinho de aperitivo que você oferece no presencial. O que vale aqui é você se reinventar e se aproximar do cliente.

 

A experiência do cliente é uma só, seja no presencial ou no delivery, será aquela que ele vai lembrar da sua marca. Portanto, pensar nesse momento com carinho, buscar alinhar os valores e as expectativas do seu público são passos fundamentais para criar boas lembranças em qualquer ambiente.

Você possui alguma experiência que queira compartilhar? Manda aqui pra gente.

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