App Mercado Plataformas Tecnologia

Aplicativo ou PWA? Saiba mais sobre Progressive Web App, a tecnologia do Deli.

A nossa resposta é: PWA e vamos te contar por quê. Progressive Web App ou PWA é um termo usado para explicar uma modalidade de desenvolvimento que pode ser caracterizado por ser rápido, simples e muito parecido com um aplicativo nativo.

O PWA vem sendo tendência entre as marcas por ser semelhante a um aplicativo, seja em questões de navegabilidade, aparência ou por questões de comportamento. Aqui no Deli nós já utilizamos essa tecnologia e acredite, quem conhece, se apaixona.

Vem saber mais sobre esse assunto e saiba quais são as diferenças entre um e outro.

Quais são as principais vantagens de possuir um PWA?

Para muitas empresas, o PWA tem sido a melhor solução, além de ser prático e fácil para qualquer usuário, também é uma maneira de fortalecer a identidade da marca, visto que possui link próprio (como um site) e isso facilita a divulgação direta da marca com seu público.

Não precisa instalar

Já vimos alguns benefícios do PWA, mas além desses e talvez o principal seja que para usarmos uma plataforma web responsiva não é necessário fazer nenhuma instalação, basta acessar por qualquer navegador que a aplicação estará pronta para uso. Mas, também tem como adicionar um ícone na sua tela inicial, se você quiser.

E talvez aqui, seja um dos maiores ganhos do PWA se comparado a um aplicativo: não ocupar a memória do dispositivo e não gerar aquela sensação de “qual aplicativo vou deletar para baixar esse?”. O PWA roda com o pouco de memória disponível.

Responsivo para qualquer tela

Tablet, Celular ou Desktop? Tanto faz, com um PWA a tela se adapta a qualquer tamanho e tipo de dispositivo que você estiver utilizando. 

Já para um app, você precisará encontrar a versão para o seu sistema operacional.

Semelhante a um app

Em um PWA, você vai encontrar funções bem parecidas com um aplicativo, no início pode até se confundir. Mas, visualmente falando, você vai encontrar um sistema intuitivo para navegação e de fácil entendimento, sem necessidade de pesquisar como funciona ou quais são as funções presentes. 

Como o Deli usa essa tecnologia?

Nossa plataforma online de gastronomia é desenvolvida para que qualquer usuário tenha acesso e consiga navegar tranquilamente na solução. A usabilidade presente na plataforma é de fácil uso e entendimento, trazendo a melhor e mais simples experiência para o usuário. Outro benefício importante é a capacidade da rede de restaurantes poder adquirir dados dos clientes, podendo criar vínculo e relacionamento entre marca e público. Por ser responsivo, sugerimos tamanhos adequados de fotos para seu cardápio digital, mas tendo o foco principal no seu produto, sua loja responderá adequadamente para qualquer tela.

Conclusão

Para muitas empresas, ter um PWA resolve grande parte dos problemas, pois é uma aplicação simples, rápida e fácil, contemplando as melhores características de um desenvolvimento de solução digital. Outro ponto legal que vimos, é que o usuário irá navegar facilmente e terá seu problema resolvido naquele momento em que ele acessar seu link. Sem esquecer que a experiência do usuário é tão importante quanto a interface disponível.

Com um PWA, você pode indexar seu link nos mecanismos de busca do Google e assim, atrair mais pessoas para a sua solução, aumentando o índice de conversão e divulgação da marca.

E claro, a marca possuirá um link acessível para todos os navegadores e responsivo para todas as telas.

Você já conhecia essa solução ou já tem tido experiências com PWA? Se sim, compartilhe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *