App Crescimento Delivery Mercado

A importância de acompanhar o mercado na pandemia

Aumento dos serviços de delivery chegou a 187% em 2020

Parece que estamos presos em 2020, pois desde então estamos vivendo em um cenário que alterou muitas rotinas, hábitos e perfis de consumo. Cada um de nós foi atingido de alguma forma e foi involuntariamente forçado a reavaliar alguns comportamentos. Da noite para o dia, nossa casa virou escritório, cozinha full time e espaço de lazer. Tudo junto e misturado.

Dentre tantos mercados que tiveram que se adaptar, os restaurantes se viram obrigados a ingressar (se já ainda não tinham ingressado) nas vendas online, a remodelar seu negócio físico e a se reinventar estrategicamente.

Entre janeiro e dezembro de 2020, a Mobills realizou uma pesquisa com 46 mil usuários do seu aplicativo e segundo resultados, houve um crescimento de 187% no serviço de delivery, a maior taxa de gasto foi em dezembro. Para o CEO da Mobills, Carlos Terceiro, o que influenciou esse aumento no último mês do ano foi um ensaio do que poderia ser a volta da normalidade de rotina.

AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O FUNCIONAMENTO DO MERCADO DE GASTRONOMIA

Não foram só os consumidores que se viram obrigados a aderir a alguns serviços, lojas e restaurantes também se adaptaram e tiveram que oferecer serviços de tele-entrega e retirada em loja.

A tecnologia foi essencial para o andamento das operações de restaurantes, o boom do surgimento de diversas plataformas proporcionaram o atendimento e a contínua oferta de opções disponíveis para os consumidores.

Estima-se que 83% das pessoas fizeram pedidos por aplicativo, de acordo com o relatório da plataforma Statista. Ou seja, mesmo que de maneira forçada a adaptação de restaurantes foi necessária para o giro e manutenção do mercado. É importante ter em mente que novos cenários exigem novas reavaliações de modelos de negócio para se manter competitivo no mercado.

COMO INGRESSAR SUAS VENDAS NO AMBIENTE DIGITAL

Faça o planejamento: estipule metas e objetivos

Como vamos ingressar em um novo canal de vendas, devemos analisar nosso planejamento para esse esforço. Estabelecer metas e objetivos ajuda a controlar nossas ações e avaliar nosso desempenho durante essa trajetória. A partir do planejamento, conseguiremos identificar possíveis gargalos e ações que deverão ser tomadas para iniciar as vendas, pode ser compra de recursos ou contratação de colaboradores, por exemplo.

Organize seu orçamento

Após definirmos o planejamento, vamos olhar para nossas contas. O ambiente online proporciona aumentar seu faturamento, visto que será uma nova ferramenta de vendas. Mas, estar em plataformas digitais gera custos operacionais como a compra de embalagens e o investimento em serviços de entrega (motoboy, por exemplo). Por isso, organize seu orçamento de maneira a contar com gastos não conhecidos antes. Liste o que é necessário para fazer essa operação, essa prática pode auxiliar na manutenção das contas, minimizando surpresas futuras.

Estude seus concorrentes e seu público

Saber onde você vai pisar e se preparar para o que for necessário é um passo bem seguro quando se há uma grande mudança, ainda mais em tempos que não podemos escorregar. Tire um tempo para ver como seus concorrentes estão atuando digitalmente, veja se ele trabalha com promoções ou produtos diferenciados. Avalie se há um gap que você consegue suprir. Outro fator importante, é conhecer o público que você quer atingir, ver onde ele está dispensando mais tempo, estudar suas expectativas e suas necessidades. A ideia aqui é você se preparar e conhecer a nova área que vai atuar.

Em resumo, se prepare para o mercado que estará ingressando, as tendências mudam a todo momento, mas lembre-se que este mercado está em constante crescimento e expansão. Não tenha medo de iniciar, o importante é você dar o primeiro passo, após ele temos certeza que será só sucesso.

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